FANDOM

Sistema Solar
Sistema S
INFORMAÇÕES GERAIS
Espécies habitantes Humanos
Animais
Plantas
Microorganismos
Espécime Sistema
Pertence ao Universo
DETALHES
GALERIA DE IMAGENS

O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por um conjunto de objetos astronômicos que se ligam ao Sol através da gravidade. Entre os muitos corpos que orbitam ao redor do Sol, a maior parte da massa está contida dentro de oito planetas.

Descrição

É constituído pela estrela Sol, e um conjunto de objetos astronômicos que se ligam ao Sol através da gravidade. Acredita-se que esses corpos tenham sido formados por meio de um colapso de uma nuvem molecular gigante há 4,6 bilhões de anos atrás.

Os quatro menores planetas: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte são conhecidos como planetas Telúricos ou Sólidos, encontram-se mais próximos do Sol e são compostos principalmente de metais e rochas. Os quatro maiores planetas: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno encontram-se mais distantes do Sol e concentram mais massa do que os Planetas Telúricos, sendo também chamados de Planetas Gasosos.

Os dois maiores, Júpiter e Saturno, são compostos em sua maior parte de Hidrogênio e Hélio. Urano e Netuno, conhecidos também como "planetas ultra periféricos", são cobertos de gelo, sendo às vezes referidos como "gigantes de gelo", apresentando também em sua composição água, amônia e metano.

Existem também os corpos celestes conhecidos como "Planetas Anões", uma categoria criada em 2006 e que engloba Ceres e Plutão, que até agora é o objeto mais longe do Sol e que faz parte do Sistema Solar. Existem ainda cinturões de asteroides (o mais conhecido deles localizado entre Marte e Júpiter), cometas e etc.

Curiosidades

  • Os planetas do Sistema Solar e grande maioria de seus satélites naturais tem seus nomes provenientes da mitologia greco-romana.
  • No episódio Ouro dos Tolos é afirmado que Marte era conhecido como planeta pipoca.
  • Plutão foi destruído no episódio X = Ben + 2 e substituído por um gigantesco holograma.