FANDOM

Os Sábados Secretos
Ergtyjrhegtrf
INFORMAÇÕES GERAIS
Gênero Ação/Aventura
Status Encerrada
Episódios 36
Estrelando 3 de outubro de 2008 - Brasil em 13 de fevereiro de 2009
DETALHES
País Brasil
Rede Cartoon Network
Criador(es) Jay Stephens
GUIA DE SÉRIES
Precedido por
"-/-"
Sucedido por
"-/-"

Os Sábados Secretos (no original, The Secret Saturdays) é uma série de desenho animado dos Estados Unidos que foi produzida de 2008 a 2010 pelo Cartoon Network Studios, estúdio de produções do canal de televisão por assinatura Cartoon Network, em parceria com a empresa PorchLight Entertainment; exibida pelo Cartoon Network e criada pelo animador e cartunista canadense Jay Stephens.

Estreou nos Estados Unidos em 3 de outubro de 2008 e no Brasil em 13 de fevereiro de 2009. Seus novos episódios eram exibidos na Cartoon Network Brasil toda sexta-feira, às 18h30, e reprisados às 22h30 e aos sábados 14h30.[1]

Sinopse

Aparentemente, Zak Sábado poderia ser apenas um garoto comum. Mas não é bem assim. Ao se conhecer sua família, essa primeira impressão desaparece instantaneamente. Seu pai é um cientista, sua mãe, uma estudiosa das artes místicas, seus animais de estimação são um gato-gorila, um dragão de komodo e um pterodátilo, e sua diversão de final de semana é combater vilões malucos.

Personagens

Vilões

Produção e divulgação

Quando era um estudante, Jay Stephens ganhou um concurso de falar publicamente um argumento convincente sobre a existência do Sasquatch, e tornou-se fascinado com a Criptozoologia desde então. [2]

Imagem de Cryptids

Um conceito original para "Cryptids".

Em 2002, Jay Stephens, animado para impressionar ainda mais os executivos da Discovery Kids com os traços de sua série animada "Tutenstein", inspirou-se em quadrinhos de Mickey Mouse (principalmente Os Sete Fantasmas, de 1936, e histórias do Mancha Negra). Foi então que surgiu-lhe a ideia de adaptar o divertido trio de mistério animal, incorporando-o com seu amor por Criptozoologia. Assim, Stephens idealizou e começou a produção de uma nova série, "Cryptids". Ela envolvia uma equipe de criptozoólogos itinerantes que foram Cryptids um dia: Okapi, Komodo e Megamouth, com sua mascote humana masculina de 9 anos, Francis, que serviam como uma equipe de detetives. Seu objetivo era preservar o mistério das criaturas mais estranhas do planeta antes que fossem expostas aos seres humanos ou destruídos pela nêmesis dos Cryptids, Monsieur Dodo.[3] Segundo Stephens, a animação fazia o estilo comédia-ação.[4] Ninguém aprovou o projeto, comentando que parecia um seriado infantil. Várias networks mostraram interesse em um momento ou outro. Uma queria que Jay, junto ao produtor Fred Schaeffer, tornassem o conceito mais parecido com Bob Esponja; uma gostaria de um garoto humano, outra não.[2]
Capa original de Cryptids

As origens de "Cryptids" na Cartoon Network, como divulgado por Jay Stephens.

Meses depois, o desenho foi adquirido pela Cartoon Network, que animada com o sucesso de Ben 10 e Ben 10: Força Alienígena, almejava mais ação em seus programas e amou o conceito de Cryptids. Francis, de 9 anos, tornou-se Zak Sábado, de 11. Por um tempo, a emissora tentou trocar o nome para The Secret Adventures of Zak Saturday (As Aventuras Secretas de Zak Sábado, em português), mas optou por The Secret Saturdays (Os Sábados Secretos). Seu traço foi baseado em séries de desenho animado dos gêneros ação e aventura produzidas pela empresa Hanna-Barbera na década de 1960, como O Poderoso Mightor, Space Ghost, Galaxy Trio e especialmente Jonny Quest e Os Herculóides.[4] Com isso, Stephens divulgou artes e informações da antiga "Cryptids" em seu blog, Monsterama.

Em julho de 2008, a Cartoon Network começou uma campanha viral para o desenho. Vários comerciais para um site chamado CryptidsAreReal.com foram ao ar na emissora. Cada comercial apresentava um Cryptid da Família Sábado, começando por Komodo, então seguindo-se para Gogato e, por fim, Zon. Uma área do site do programa também guardava uma surpresa na forma de documento: enquanto a maioria das palavras nele foram escurecendo, os nomes de Drew (no Brasil, Drica) e Doc (no Brasil, Dr.) eram revelados. O documento também falou sobre uma criatura descoberta em Nottinghamshire, Inglaterra: um "fantasma". Na parte inferior do documento havia digitado "Agente Y". O site também mostrou um modelo do Sabalão. Outro site estava ligado ao CryptidsAreReal.com: a página de uma organização chamada "Ten Heroes Tusk" (anagrama para The Kur Stone, A Pedra Kur), que afirma que seus exploradores são D. Blackwell, B. Finster e L. Van Rook. Em agosto, foi publicada a primeira história oficial envolvendo Os Sábados, na revista em quadrinhos Cartoon Network Action Pack #26. Ela relata Zak descobrindo seus poderes de Kur e inclui uma entrevista com Stephens feita por Johnny DC nas últimas páginas.

Durante a San-Diego Comic-Con 2008, livretos sobre um programa chamado Estranho Mundo (apresentado por V.V. Argost na série) foram dados, com o seu site no verso. Mais tarde, comerciais do Estranho Mundo foram ao ar na Cartoon Network por algumas semanas. Em 3 de outubro de 2008, os comerciais diretos de Os Sábados Secretos passaram a ser exibidos.

Relações com Ben 10 e crossover

Na tentativa de alcançar o sucesso, com Ben 10 sendo sua série de maior popularidade na época, alguns elementos foram inclusos na série. No episódio O Aprendiz de Van Rook, Hex e Enoch tinham uma breve aparição, assim como Dr. Animal em Cryptid Vs. Cryptid. Dado certo momento, Arthur Beeman diz "Saude Galvan Prime!"

Recepção

Sábados Secretos teve uma recepção excelente, principalmente por seu efeito nostalgia que lembra os desenhos da Hannah-Barbera na década de 1960 e 1970.[1] Mais de 550 usuários do IMDB o avaliaram como 7,0/10 no total[5]

Curiosidades

Referências

  1. 1,0 1,1 Portallos. "Review TV: Os Sábados Secretos é uma agradável volta ao passado!". T_Thiagom. 14 de fevereiro, 2009. Sábado.
  2. 2,0 2,1 Cute Creeps From Pop Culture/Monsterama. "Mystery of the Cryptids Part 2". Jay Stephens. 27 de outubro, 2005. Quinta-feira.
  3. Cute Creeps From Pop Culture/Monsterama. "Mystery of the Cryptids Part 1". Jay Stephens. 26 de outubro, 2005. Quarta-feira.
  4. 4,0 4,1 Cute Creeps From Pop Culture/Monsterama. "Mystery of the Cryptids Part 3". Jay Stephens. 09 de fevereiro, 2006. Quinta-feira.
  5. Perfil no IMDB

Iniciar uma discussão Discussões sobre Os Sábados Secretos